sábado, 14 de maio de 2011

O Uso do Vídeo Como Instrumento Didático e Educativo em Sala de Aula

A utilização de aparelho de vídeo em sala de aula tem sido muito difundida, porém com pouco efeito. Gostaria de saber em sua opinião a forma mais eficiente de utilizá-lo.

15 comentários:

  1. A forma mais eficiente de utilizar o vídeo em sala de aula e ter em mente o que se pretente com o uso do mesmo, por isso o professor deve conhecer o vídeo que vai usar e planejar seu uso, e antes da exibição conversar com os alunos, explicando-lhes o propósito da atividade. Após o uso fazer uma avaliação do vídeo com a turma, se foi bom, se ajudou a entender o conteúdo...
    O vídeo deve ser um uso didático proveitoso, e não apenas passatempo, pois utilizado corretamente proporcionará aulas dinâmicas e significativas.
    Kátia Fonseca

    ResponderExcluir
  2. O primeiro passo é planejar bem esse tipo de atividade.
    Selecionando o conteúdo, para que se depois possa cobrar do aluno o resultado pretendido pelo professor.
    Proponho, a seguir, um roteiro simplificado e esquemático com algumas formas de trabalhar com o vídeo na sala de aula. Como roteiro não há uma ordem rigorosa e pressupõe total liberdade de adaptação destas propostas à realidade de cada professor e dos seus alunos.
    Normalete Sabará

    ResponderExcluir
  3. O vídeo,por si só,não garantem uma aprendizagem.A presença da professora é indispensável.É ela,com a criatividade,o bom senso,habilidade,experiência docente,que deve ser capaz de perceber ocasiões adequadas ao uso do vídeo.Portanto,o professor deve planejar o conteúdo a ser aplicado,buscando um aproveitamento pleno,inter e indisciplinar,principalmente estimulando a alfabetização do olhar.

    ResponderExcluir
  4. o professor tem que saber para que vai ser usado o vídeo,comque ojetivo, para isso tem que hver todo um planejamento antes,par que nao possa ser um passa tempo para os alunos.

    ResponderExcluir
  5. Raiane Almeida

    O Aparelho é de grande importância para um trabalho dinâmico e diferenciado em sala de aula, e o uso de tal aparelho serve muito pra trabalhar com novidades audios, videos, trazendo para os alunos uma aula gostosa e diferenciada da tradicional.

    ResponderExcluir
  6. O vídeo em sala de aula deveria ser uma ferramenta diferenciada para romper com a rotina tradicional de aula.Para melhor eficácia do audiovisual como ferramenta pedagógica,é essencial que o educador se informe e forneça ao aluno uma explicação básica sobre o conteúdo a ser passado.Dessa forma,é possível incentivar o aluno a captar não só a mensagem explícita contida,mas também levá-los a analisar os elementos para total compreensão.É essencial que o professor tenha claro quais os objetivos gerais e específicos que pretende alcançar com a exibição de determinado filme,preucupando se tema é adquado à faixa-etária,e propor relação entre conteúdo do filme com o conteúdo escolar.

    ResponderExcluir
  7. Utilizar um aparelho de vídeo por si só não faz a aula ser mais atrativa ou interessante, o vídeo deve estar incorporado ao conteúdo de modo a complementar o conhecimento a ser adquirido, portanto o vídeo é parte da aula, e não uma "válvula de escape" para professores e alunos.
    Outro ponto a ser observado ao planejar a aula com vídeo é estar seguro que o conteúdo do mesmo é apropriado, pois dependendo das informações do vídeo os alunos podem perder o foco do conteúdo desejado e a aula ir pra um rumo não planejado pelo professor.
    Como foi dito em aula, o aparelho de vídeo é uma ferramenta e como tal deve estar de acordo para ser útil.

    Gracielle A. Santiago

    ResponderExcluir
  8. Ao planejar uma aula´com vídeos o professor deve
    ver se o conteúdo a ser passado está dentro da meta que ele quer chegar. Antes deve passar para os alunos qual o objetivo, e o porquê do vídeo, não esquecendo que o mesmo não pode se prolongar muito,pois os alunos podem ter dificuldades em entender, ou pode tornar-se enjoativo demais. Um vídeo com menos duração fica mais fácil de trabalhar por exemplo quando se tem apenas uma aula.
    Aparecida Maria da Rocha

    ResponderExcluir
  9. O uso do vídeo em sala de aula é um recurso muito apropriado, e rico em sala de aula. Desde que o professor saiba utilizá-lo com sabedoria.o professor deve fazer um planejamento de acordo com o tema que está trabalhando, saber adequar esse recurso,,para que não seja um assunto solto, só para encher linguiça, ou pegar carona com outros colegas.Assim, o vídeo se torna chato e massante, e não vai haver aprendizado.

    ResponderExcluir
  10. O vídeo ajuda o bom professor,atrai os alunos, mas não modifica a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação. Só que muitas das vezes acabam sendo utilizados sem muita ligação com a matéria. Não é satisfatório exibir o vídeo sem discuti-lo,sem integrá-lo ao assunto da aula.

    ResponderExcluir
  11. Hoje devemos concordar que a escola não pode mais ignorar a influência das tecnologias na sala de aula. O vídeo ajuda o professor, atrai os alunos, aproxima a sala de aula do cotidiano, da comunidade, da sociedade e introduz novas questões no processo educacional.
    Mais, sozinho ele não modifica a relação pedagógica nem os problemas de ensino-aprendizagem.
    A forma mais eficiente de utilizá-lo:
    - usá-lo para introduzir um novo assunto, para despertar a curiosidade dos alunos;
    - trazê-lo para sala de aula para apresentar realidades distantes dos alunos;
    - Antes de mostrar determinado assunto fazer um planejamento para que possa se passado de forma adequada.

    ZENILDA BARBOSA

    ResponderExcluir
  12. A utilização do vídeo em sala de aula , deve ser feita para fins educativos .Este material pode ser usado para motivar os alunos quanto ao estudo de um assunto que será abordado, para mostrar fatos que assimilam com a realidade .
    O vídeo é uma ferramenta capaz de oportunizar aprendizagem indivíduos com aspectos cognitivos diferentes.
    Atualmente , com o avanço tecnológicos, será bem interessante e proveitoso que os próprios alunos produzam um vídeo com o valor pedagógico.

    ResponderExcluir
  13. É de grande importancia valorizar o que temos em sala de aula, principalmente quando se trata de aula audiovisuais.
    O vídeo na sala de aula nos traz muitos beneficios,pois,com ele podemos fazer as aulas mais interessantes,uma vez que esta esteja dentro do planejamento.

    VANUSA MIGUEL NASCIMENTO SOARES

    ResponderExcluir
  14. O vídeo pode ser um suporte muito importante para dinamizar aulas, desde que haja planejamento e objetivo ao inseri-lo.

    ResponderExcluir
  15. A sala de vídeo foi e ainda é um recurso tecnológico muito importante em sala de aula,mesmo com tantos outros que apareceriam,infelizmente ela astá sendo utilizada de forma inadequada por alguns profissionais da educação.Antes de entrar pra uma sala de vídeo,a sua aula tem que ser planejada e não levar o aluno para simplismente ocupar o tempo.Uma aula bem planejada e com o recurso tecnológico adequado,com certeza você atingiráos objetivos propostos.

    ResponderExcluir