domingo, 1 de maio de 2011

A Tecnologia empregada na Educação

Qual o benefício que a disciplina Tecnologia da Educação  causou em você, relacionado ao que tem sido utilizado em nossas salas de aula e de agora em diante o que você poderá contribuir para melhorar esta realidade.

20 comentários:

  1. nos planejamentos coletivos vou alertar aos meus colegas de trabalho, que é preciso usar as tecnologias, mas é necessário ter cuidado, principalmente no que diz respeito ao tempo de uso, se as informações contidas irão mesmo despertar no aluno o interesse planejado. Pois é válido salientar aos caros colegas que vídeos prolongados, slades que apenas que reproduzem a metodologia de tempos antigos, etc, não despertam no aluno a curiosidade de discutir sobre o assunto, muito pelo contrário, fica uma aula cansativa, em que o aluno se dispersa,tenta fugir da aula, conversa, pede para sair, fica ancioso para terminar logo aquele "sacrilégio".

    ResponderExcluir
  2. Percebi que a tecnologia abrem "janelas" com o mundo,formando alunos,atualizando professores.Por isso cabe ao professor e os demais buscar uma formação contínua,pois estamos diante de algo que só tende a crescer.Acho que deveria começar por aulas mais criativas,motivadoras e dinâmicas,assim fazendo com que as aulas se torne mais prazerosas.

    ResponderExcluir
  3. Ao inserir o uso de novas tecnologias no ensino,onde o aluno constrói seu conhecimento, tendo nós professores como mediador e devemos portanto nos capacitar para a sua utilização e que essa formação deve ser incentivada e praticada em todos os momentos da nossa vida,enquanto,docente,principalmente quando o mesmo quer aliar-se novas tecnologias e educação,pois este é um caminho natural da educação na atualidade,mas deve ser amplamente discutido e trabalhado com seriedade,parade fato se tornar uma melhoria e não um entrave no ensino.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo tendo uma certa facilidade de utilizar essa ferramenta,ela ainda não está sendo empregada como deveria ser. Pois teria que haver mais planejamento e criatividade para inovar, motivar e dinamizar as aulas, para que as mesmas sejam mais atraentes.

    ResponderExcluir
  5. O professor tem que esta atento aos avanços da tecnologia, não esquecendo que a mesma não substitui a prática docente.
    Essa aula serviu de base de conhecimento para uma busca mais avançada em relação a tenologia.

    ResponderExcluir
  6. Causou um despertar para usar e planejar melhor no dia a dia e em sala de aula.
    Para melhorar esta realidade precisamos usar a tecnologia adequadamente para que haja uma mudança profunda na forma de dissemir e adquerir novos conhecimentos, porque cria novas possibilidades e amplia nosso conhecimento, mas para isso acontecer é preciso da metodologia e de trabalho e projetos pedagogicos.

    ResponderExcluir
  7. Proporcionou momentos de diversificação, mostrando que a tecnologia e metodologia estão ligadas...
    Uma não deixa de ser menos importante do que a outra, já que não existem técnicas sem métodos e vice-versa.
    A tecnologia não ensina por si só, e nem só de métodos iremos pra frente.

    ResponderExcluir
  8. A tecnologia na educação nos propocionou conhecer melhor os processos de ensino e aprendizagem,fazendo com que procuremos ampliar nossas possibilidades de ensinar e do aluno aprender.
    A tecnologia veio complementar a metodologia da educação como uma ferramenta para estimular o raciocínio de todos, fazendo com que busquemos cada vez mais ampliarmos nossos conhecimentos.
    "Caminhamos para formar uma gestão menos centralizadas,mais flexível e mais integrada."

    ResponderExcluir
  9. O benefício da disciplina Tecnologia da Educação é perceber e compreender o mundo tecnológico que estamos vivendo fora da escola mas dentro da sala não é devidamente incorporada no cotidiano.
    O meu papel ao perceber este fato é buscar meios de fazer essa inserção tecnológica no meu dia-a-dia para que as minhas aulas se tornem mais atrativas e que eu consiga o resultado que tanto almejo.

    Gracielle Alves Santiago

    ResponderExcluir
  10. A tecnologia pode proporcionar um ambiente de aprendizagem que possibilita ao aluno buscar novas formas de pensar, de procurar e de selecionar informações, de construir seu jeito próprio de trabalhar com o conhecimento adquirido e reconstruí-lo continuamente, atribuindo-lhe novos significados ditados por seus interesses e necessidades.

    ANA MARIA SCOPEL SANTOS

    ResponderExcluir
  11. A questão é como posso utilizar a Tecnologia da Educação para melhorar a realidade das nossas salas de aula.
    Vejamos o seguinte:
    "A evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real. Mas e o adolescente? E a criança? Os pais, alunos e profissionais da área acadêmica e outros profissionais pela educação de nossas crianças, vivem hoje uma grande preocupação: a necessidade de preparo técnico devido a presença marcante da tecnologia em nossas vidas, seja nos shopping centers, nos bancos, nas residências e principalmente nas escolas. Será que todas as pessoas efetivamente, estão preparadas para a implementação da tecnologia na educação?"
    Isto me faz crer que precisamos nos preparar mais, obter mais conhecimentos em tecnologia da educação e integrá-las às aulas, tornando-as, mais dinâmicas, criativas, despertando o interesse dos alunos ao aprendizado. No planejamento anual, avaliar quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas, preparando assim o cidadão (aluno) para esta sociedade pós-moderna.
    Apesar do que muitos educadores encararem a Tecnologia da Educação como uma problemática.
    Marileusa

    ResponderExcluir
  12. Benefício que tive foi perceber que tecnologia e metodologia da educação devem caminhar juntas, uma complementa a outra. A tecnologia abrem janelas, atrai o aluno e dinamiza as aulas, a metodologia da educação, quando é bem planejada,pode ser comparada com a primeira, desde que o professor domine o assunto e esteja apto e transparente nas suas explicações. E agora sei que para uma boa aula não preciso ter tantos conhecimentos em informática, o que preciso é dominar o que vai ser usado durante a aula.
    Aparecida Maria da Rocha

    ResponderExcluir
  13. Acredito que essa disciplina trouxe um sinal de alerta para os educadores presentes na sala e também para mim que pretendo atuar na área,pois, o grande foco não é que ferramenta tecnológica usar e sim como usar.
    Muitas das vezes esquecemos que quase tudo tem princípio tecnológico,inclusive os mais tradicionaisutilizados em sala de aula eo ponto chave da Tecnologia da Educação é mostrar que todo instrumento tecnológico deve ser usado da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
  14. Bom, essa matéria me mostrou a forma que podemos uzar a tecnologia como beneficio para o bom apredizado, não devemos ser totalmente dependente da tecnologia, mas sabendo uzar de forma correta, nos ajudara a ter uma melhor qualidade de apredizado.

    ResponderExcluir
  15. No mundo atual, vivenciamos uma realidade voltada para a tecnologia.
    Sabemos que esta ferramenta beneficia a vida de inúmeras pessoas, pois, permitem um contato imediato com outra realidade,
    facilitando a vida de cada um que tem acesso a ela.

    A disciplina Tecnologia da Educação me incentivou a utilizar mais a tecnologia em minha vida diária e em minha prática pedagógica.
    Desta forma, está contribuindo para os avanços tecnológicos e várias mudanças em minha vida pessoal e profissional.


    Izabel Ferreira de Carvalho Oliveira

    ResponderExcluir
  16. O uso da tecnologia em sala de aula abre-se novos caminhos ou novos horizontes, tornando as aulas mais dinâmicas e prazerosas, fazendo com que o educando menos favorecidos tenham acesso as tecnologias atuais.

    ZENILDA BARBOSA

    ResponderExcluir
  17. Foi uma experiência muito importante, pois,esta aula me mostrou que a tecnologia não é um "bicho de sete cabeças" como eu pensava, ficou bem claro ass minhas duvidas.
    Para melhorar o uso de várias tecnologias em sala de aula, temos mesmos é que fazer um bom planejamento dinamizando as metodologias.
    Com o avanço tecnológicos alguns educadores ficaram meio perdidos, pois tudo acontece muito rápido e os educandos são agitados, não querem aulas monotomas.

    VANUSA MIGUEL NASCIMENTO SOARES

    ResponderExcluir
  18. A tecnologia em sala de aula tornou-se uma ferramenta de grande importância,pois na atualidad estamos vivendo em meio a tecnologia a todo momento.A mesma veio para auxiliar o professor para inovar a sua prática e também auxilir o educando damelhor forma possível;posso contribuir usando de maneira adequada as tecnologias que estao ao meu alcance.

    ResponderExcluir
  19. A tecnologia foi ganhando espaço dentro da sala de,mas o professor precisa ter uma bagagem de conhecmento para acompanhar, aquilo de novo que vao surgindo dentro da sala de aula.Assim ele poderá fazer um fazer um trabalho agradável,onde todos vao crescer juntos.

    ResponderExcluir
  20. com a tecnologia, se tornaram muito importante para a nossa vida como professor, foi um avanço muito grande na educaçao, pois assim podemos torna a nossa aula mis dinamizada e mais atrativas e menos cansativas

    ResponderExcluir